logo
EnglishPortugueseSpanish

Experiência do consumidor, Inovação e tecnologia, Omnichannel

Estratégia omnichannel: uma urgência para atacadistas e distribuidores

A estratégia omnichannel tem sido cada vez mais abordada no mundo dos negócios, o que inclui atacadistas e distribuidores. Porém, infelizmente ainda existem empresas distantes dessa realidade que se faz cada vez mais necessária. 

Se você não aplica o omnichannel em sua empresa de atacado e/ou distribuição, ou nem mesmo sabe do que se trata,  continue essa importante leitura, pois vamos te apresentar o conceito e seus principais benefícios.

O que é uma estratégia omnichannel

Quando dizemos que uma empresa aplica a estratégia omnichannel, isso quer dizer que ela utiliza diferentes canais de venda de forma interligada. Independentemente do canal escolhido, online ou offline, a jornada do cliente segue sendo a mesma. 

Assim, há uma diferenciação clara entre adotar uma estratégia omnicanal e multicanal. No caso da segunda,  a empresa adota uma série de canais diferentes, do ponto de venda físico ao digital, mas os dados não ficam integrados — o que pode acabar atrapalhando a força de vendas e não oferecendo uma boa experiência ao cliente. 

Urgência no setor: por que o mercado atacadista distribuidor precisa do omnichannel 

Quando falamos que é muito comum vermos o omnichannel já presente no varejo, isso não quer dizer que essa seja uma estratégia voltada apenas para o mercado B2C. É preciso ter atenção às mudanças de comportamento dos consumidores — ainda que esse consumidor seja outra empresa.

Segundo um relatório divulgado pela PWC, 73% dos consumidores do mundo apontam a experiência como um fator importante na sua decisão de compra. No Brasil, o número chegou a 89%

Em uma era na qual as pessoas buscam por dinamismo e eficiência, a estratégia  omnichannel se torna mais do que uma tendência: é uma necessidade. Os mercados B2B e B2B2C precisam estar de olho nisso para não ficarem para trás. 

Venda mais

Ser omnichannel e ter presença online precisa ser uma realidade para distribuidoras e atacadistas. Isso porque contar apenas com o ponto de venda e revenda físicos, por exemplo, torna essencial a presença do vendedor à disposição do cliente no momento exato. 

Não por acaso, majoritariamente no setor, a força de vendas tem cerca de 95% da participação no volume total do faturamento das empresas. Mas a verdade é que é possível vender muito mais ao contar com canais como e-commerce, chatbots e televendas

Com a estratégia omnicanal, a empresa possibilita que o cliente finalize a compra no canal que for mais conveniente para ele. Caso seja necessário, o cliente pode até mesmo consultar um vendedor de forma online. Oferecer essas facilidades impulsiona os resultados de venda. 

Tenha todas as informações centralizadas 

Se ter diversos canais de venda é essencial, contar com informações interligadas entre eles também é, já que um mesmo cliente pode passar por esses diferentes canais. Sem estratégia omnicanal, é impossível manter essas informações centralizadas. 

Trazer essa estratégia para sua distribuidora ou atacadista significa que sua empresa vai ter os dados do cliente em qualquer canal escolhido por ele. Torna-se possível recomendar produtos de acordo com o histórico, aplicar descontos e criar uma comunicação personalizada. 

Ainda há como elaborar segmentações promocionais baseadas em informações demográficas, sazonalidades e histórico de compra e, com a inteligência comercial que também é gerada nesse processo, o comissionamento dos vendedores se torna mais sofisticado

A jornada do cliente também é otimizada. Com o omnichannel, compras iniciadas no e-commerce pelo desktop, por exemplo, podem ser finalizadas pelo aplicativo da empresa na mesma etapa em que foi interrompida anteriormente. 

Portanto, ter as informações integradas melhora o relacionamento e experiência do cliente, e torna o trabalho da equipe mais ágil e assertivo

A estratégia omnichannel é uma necessidade para uma boa gestão 

Além da vantagem de manter o cliente mais satisfeito, o que traz ainda mais facilidade para a fidelização são as informações interligadas e simultâneas. Com elas, é possível fazer uma boa gestão

Se a estratégia como um todo for bem planejada e executada, você vai tornar o alinhamento entre diferentes unidades da sua empresa, online e offline, uma realidade. Isso significa que também será mais fácil obter dados, relatórios e inventários assertivos.

Mas muito além da integração total dos canais de vendas, o pensamento omnichannel demanda um novo modelo de gestão e operação, que são essenciais para fazer com que a estratégia funcione. 

Sem a tecnologia, não existe omnichannel

Você já deve ter entendido a importância da estratégia omnichannel, e agora é hora de começar a agir. Para implementá-la, não tem outro jeito: é essencial contar com a tecnologia.

Felizmente, já existem sistemas ou plataformas omnichannel que podem não apenas contribuir, mas também facilitar o dia a dia de empresas B2B e B2B2C, mesmo nas vendas mais complexas. 

Esse tipo de solução é extremamente útil para quem está em busca de otimizar os processos de venda e alinhar a própria empresa a uma estratégia omnichannel. Principalmente por trazer a facilidade de realizar a estruturação, a gestão e a remuneração da força de vendas em uma única plataforma. 

A Gera oferece uma solução assim. Com a let, sua empresa revoluciona sua operação de vendas com possibilidades como configurar e reconfigurar as regras de negócio que fazem parte do modelo comercial, gerenciar diferentes canais e criar segmentações avançadas para diferentes públicos. 

E não se preocupe, pois é possível conectar sua let com ERPs, WMs e outros sistemas externos que sejam necessários para seu negócio. 

Com a let, você vai encontrar o alinhamento que precisa para impulsionar suas vendas, ao mesmo tempo em que conquista mais inteligência e eficiência comercial e ainda oferece experiências melhores para seus clientes. 

É hora de começar a transformação da sua empresa

Agora que você já sabe mais sobre uma boa estratégia omnichannel e a diferença que ela pode fazer nos mercados B2B e B2B2C, é hora de começar a olhar para sua empresa e entender quais são os pontos de melhoria.

Reader Interactions

Deixe um comentário